Projeto de modernização:

Na hora de modernizar um elevador antigo é preciso tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas.

Em primeiro lugar, é necessária uma vistoria prévia por um especialista interessado em defender as necessidades do condomínio, pois as mantenedoras tendem a oferecer os serviços que geram maior margem de lucro, independente do que o elevador do condomínio realmente precisa para tornar-se mais econômico e eficiente.

Em seguida, no intuito de tornar as propostas homogêneas, é gerado um edital de modernização com as especificações técnicas detalhadas contendo os serviços necessários.

Após o recebimento das propostas, auxiliamos na negociação com as empresas concorrentes para que o condomínio obtenha benefícios: mais tempo de garantia; aumento do parcelamento, desconto para pagamento em menor número de parcelas, etc.

Também é preciso atentar para as cláusulas contratuais. Alguns condomínios, por exemplo, possuem 02 ou mais elevadores idênticos e devido ao alto custo para modernizar, optam por fazer somente um destes. Nestes casos, é necessário observar se a proposta vencedora possui cláusula contratual que torna de sua propriedade os componentes substituídos, uma praxe de mercado, pois os componentes substituídos servirão para eventuais reparos no(s) elevador(es) que permaneceram com o antigo sistema de funcionamento.

Após o condomínio escolher a proposta vencedora, é necessária a realização de acompanhamento do perito contratado pelo condomínio DURANTE a execução dos serviços, pois se a vistoria for feita somente após a conclusão da obra, eventuais pendências podem acarretar em tempo de paralisação do elevador além do previsto.